sábado, 17 de novembro de 2012

Aprovada inclusão da disciplina "Cidadania Moral e Ética" no currículo escolar

FolhaPress
Por Gabriela Guerreiro

      BRASÍLIA, DF, 17 de novembro (Folhapress) - O Senado aprovou na última quarta-feira projeto que obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de Ética e Cidadania Moral e Ética Social e Política. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira ao tornar as duas disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.
     Instituída durante a ditadura militar (1964-1985), a disciplina de "Moral e Cívica" deixou de ser obrigatória no país em 1993. No decreto de sua criação, o governo militar dizia que a disciplina tinha entre outros objetivos "a preservação dos valores espirituais e éticos da nacionalidade" e o "fortalecimento da unidade nacional".
     O MEC (Ministério da Educação) é contrário ao projeto por considerar que a inclusão de duas novas disciplinas vai promover um "inchaço" nos currículos escolares. Em nota técnica enviada a senadores para criticar o projeto, o ministério diz que o calendário de 200 dias letivos fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação não comporta novas disciplinas.
     A proposta havia sido aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado em setembro, mas o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu sua votação em plenário.
     Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
     Em defesa da proposta, Souza afirmou que a inclusão das disciplinas tem o objetivo de fortalecer o sistema educacional brasileiro ao priorizar a "formação moral e ética das nossas crianças".
     "Queremos fortalecer a formação de um cidadão brasileiro melhor: pela formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos; por outro lado, pela formação ética, ensinando conceitos que se fundamentam no exame dos hábitos de viver e do modo adequado da conduta em comunidade", afirmou o senador.
     Relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que os problemas "cruciais" da sociedade só serão solucionados com políticas educacionais voltadas para a formação moral e ética das crianças e jovens.
    "Dada a presente desagregação social pela qual passamos, representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar", disse.
Acessado em 17/11/2012 às 15h e 30min

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MAIS EDUCAÇÃO 14/11

Na manhã de hoje os alunos da Educação Integral da Escola Donatila puderam curtir as atividades de Jornal Escolar, Teatro, Rádio Escolar e Tênis de Mesa. Veja nas fotos a seguir:
Rádio Escolar

Rádio Escolar

Tênis de mesa

Jornal Escolar

Jornal Escolar

Teatro

Teatro

sábado, 10 de novembro de 2012

ESCOLA ABERTA 10/11

          Na manhã deste sábado (10/11) a Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima, mais uma vez, abriu suas portas para a comunidade, a partir do Programa Escola Aberta.
         As atividades disponibilizadas nesta data foram Informática, Alfabetização, Danças e Capoeira. Veja as fotos a seguir:
Participante do Escola Aberta assinando o livro de frequência.

Turma da Informática.

Aula de alfabetização.
Capoeira

A galera da dança se aquecendo.

Acompanhe o vídeo de parte do ensaio da 2ª turma de dança, do dia de hoje.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VALSA DE ANIVERSÁRIO

No último dia 14 de outubro a aluna Júlia do 2º ano do 2º ciclo, pediu um presente de aniversário para a sua turma. A garota pediu para que seus colegas dançassem uma valsa com ela. A aniversariante pediu para que os alunos do Mais Educação tocassem a valsa na aula de percussão para que ela e os colegas dançassem.

Veja a valsa de Júlia a seguir:



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PROBLEMAS TÉCNICOS

          Informamos que no último mês não foram feitas publicações devido a problemas técnicos, a partir de amanhã 09/11 voltaremos a postar as atividades da Educação Integral na Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima.
Atenciosamente a coordenação.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ENCONTRO NACIONAL DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

Jaqueline Moll (Diretora de Currículos e Educação Integral
da Secretaria de Educação Básica-MEC) em sua explanação 
na abertura do Encontro Nacional do Programa Escola Aberta.
        Está sendo realizado, em Jaboatão dos Guararapes-PE, no Hotel Dorisol (em Piedade), o Encontro Nacional do Programa Escola Aberta, contando com a participação de cerca de 160 pessoas de todos os estados do Brasil.
        Este é um evento que visa trabalhar questões técnicas do programa bem como refletir sobre as ações do mesmo e de sua interação com a comunidade que se localiza no entorno da escola.
        Os participantes tiveram que chegar ao hotel na quarta-feira 19/09, no dia 20/09 logo cedo iniciaram-se as atividades que irão até a tarde de amanhã 22/09.
Apresentação cultural de alunos do município de
Santo Agostinho-PE
         O evento contou em sua abertura com as representações do MEC, UNESCO, UNDIME (União Nacional dos Diretores Municipais de Educação), UFPE, UFRPE, FUNDAJ (Fundação Joaquim Nabuco) e Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco. Além dos coordenadores interlocutores do Escola Aberta de municípios de todo o Brasil.
          A primeira temática trabalhada foi "Política de Educação Integral no Brasil: a escola como espaço de construção do sujeito", esta foi apresentada por Jaqueline Moll (Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC).
Professor Luiz Filho coordenador da Educação Integral
na Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima,
Santa Cruz do Capibaribe-PE.
            "Estamos conhecendo os caminhos e desafios com os quais a Educação Integral no Brasil está se deparando. Uma coisa no evento, está ficando bem clara, que o desejo de todos, de norte a sul,  é que a Educação Integral em nosso país torne-se Política Pública" - Afirma o professor Luiz Filho, participante do encontro.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

MAIS EDUCAÇÃO OFERECE NOVAS ATIVIDADES

          Esta semana o Programa Mais Educação na Escola Donatila está de cara nova. São seis novas atividades (Capoeira, Danças, Teatro, Jornal Escolar, Matemática e Judô) que unem-se às que já eram oferecidas (Atletismo, Tênis de Mesa, Banda Fanfarra, Percussão, Letramento e Rádio Escolar).
            Com essas novas atividades o Mais Educação, nesta escola, está sendo ampliado para que possa atender um público ainda maior. Assim o programa está recebendo novos alunos, o que faz com que a Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima passe de cerca de 110 para próximo de 140 alunos em período integral.
             "Com essa ampliação passamos a atender cerca de 22% dos alunos da Escola Donatila. Estamos proporcionando a mais alunos a oportunidade de se desenvolver em atividades esportivas, artísticas, culturais, entre outras. A ideia é que possamos um dia atender todos os estudantes da escola, mas para isso é necessário a ampliação de espaços, coisa que não acontece do dia para a noite, vem aí uma quadra novinha e coberta, com certeza, um espaço a mais que poderemos utilizar. O que significa que poderemos também, em breve, atender a mais crianças e jovens estudantes da Escola Donatila" Afirma o Prof. Luiz Filho, Coordenador do Programa.
              

domingo, 9 de setembro de 2012

Ensino Integral no Brasil evolui em ritmo lento apontam dados do MEC


Vejam a matéria publicada no "Bahia Notícias" nesta sexta (07 de setembro).

Ensino integral no Brasil evolui em ritmo lento, apontam dados do MEC

Uma versão preliminar do Censo Escolar, divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que o Brasil tem 40,5 milhões de alunos matriculados nas redes públicas de educação básica regular. Do total, 8,4% cursam o ensino em tempo integral, proporção maior que os 7,2% apontados na pesquisa feita em 2011. Em 2010, o índice de alunos com dois turnos de atividade era de 5,7%. A evolução média de 1,5% ao ano é comemorada por especialistas. Mas alertam que, mantido o ritmo, o país só conseguirá chegar à meta do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado nesta semana na Câmara dos Deputados, de oferecer até 2020 educação em tempo integral em 50% das escolas, com 20 anos de atraso. “Vemos uma sinalização positiva, porque as matrículas em tempo integral no Brasil estão crescendo, porém insuficiente. Com a apreciação do PNE pelo Senado, a partir de agora, há uma sinalização de mais dinheiro para a educação, o que poderá facilitar o incremento da oferta de tempo integral”, afirmou o professor de políticas educacionais e membro do Conselho Nacional de Educação, Luiz Dourado, ao Correio Braziliense.


Vale lembrar que esta é uma pesquisa de 2011, não conta com os milhares de alunos que passaram a fazer parte do Ensino Integral em 2012. 

sábado, 8 de setembro de 2012

PROGRAMA ESCOLA ABERTA

          Por trabalhar com o Programa Mais Educação a Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima foi contemplada com o Programa Escola Aberta, este que proporciona oficinas, esportivas, artísticas e culturais para a comunidade.
            A Escola Donatila oferece, a partir do Escola Aberta oficinas de Danças, Capoeira, Informática, Culinária, Artesanato e Alfabetização. 
          Hoje (08/09) iniciou-se as oficinas de Danças (oficineiro Wiliam) e Capoeira (oficineiro Damião). Veja:

Turno da Tarde:





Turno da Manhã








No próximo sábado já está confirmado o início das oficinas de Informática e Artesanato.

DESFILE CÍVICO NA AV. 29

          Na tarde de ontem (07/09) realizou-se na Av. 29 de Dezembro, o desfile em comemoração à Independência do Brasil, neste houve diversas apresentações de escolas e agremiações do Município de Santa Cruz do Capibaribe.
          Os alunos do Mais Educação da Escola Donatila não ficaram de fora, foram à avenida e fizeram uma linda apresentação, mostrando à toda a comunidade santacruzense o resultado de uma das atividades desenvolvidas pelos alunos da Educação Integral desta instituição escolar.
          Parabenizamos nossas crianças pelo empenho e desempenho, aos monitores do programa pelo trabalho desenvolvido, às famílias pela colaboração e a todos aqueles que participaram do evento com suas magníficas apresentações.














terça-feira, 4 de setembro de 2012

ALUNOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

          Estes são alguns dos alunos que estudam em período integral na Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima, a partir do Programa Mais Educação.

domingo, 2 de setembro de 2012

Página no facebook

          Agora é possível acompanhar as atividades do Programa Mais Educação na Escola Municipal Professora Donatila da Costa Lima também no facebook, a partir da página do Mais Educação.

Acesse e curta!!!

http://www.facebook.com/pages/MAIS-Educa%C3%A7%C3%A3o-Escola-Donatila/493883690640614

Governo federal confirma R$ 1,4 bilhão para educação em tempo integral


Veja a matéria que saiu no "Último segundo":

     Após a divulgação das médias nacionais dos estudantes brasileiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a diretora de Currículos e Educação Integral do ministério, Jaqueline Moll, refirmou que o governo federal deverá aplicar mais de R$ 1,4 bilhão até o final deste ano para a ampliação do ensino em tempo integral nas escolas públicas.
          O valor já havia sido anunciado no primeiro semestre deste ano e foi confirmado em palestra que aconteceu na Câmara a convite da Frente Parlamentar da Educação.
[...]
     Os recursos confirmados pela diretora do MEC devem bancar iniciativas diversas de acompanhamento pedagógico, educação ambiental, reforço escolar, esporte e lazer, cultura e artes, ensino da história de comunidades tradicionais entre outras atividades que compõem a ampliação da carga horária na escola.
           Hoje, 32 mil escolas já oferecem aulas e atividades em tempo integral aos alunos. Segundo Moll, a meta do governo é garantir esse tipo de ensino para todos os estudantes da educação básica em até 20 anos. 
[...]

Leia a matéria por completo em:

sábado, 1 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO (Dona Dom)


          Na tarde de ontem(31/08) realizou-se no Dona Dom um desfile cívico em comemoração à independência.  Entre as escolas participantes estava e Escola Senador. Instituição esta que convidou os alunos de percussão do Programa Mais Educação da Escola Donatila a participarem do desfile.
          Assim como no desfile realizado pela manhã na COHAB os nossos alunos do Mais Educação fizeram uma excelente e magnífica apresentação, deixando a todos orgulhosos.
          Agradecemos à Escola Senador pelo convite e parabenizamos os nossos alunos pelo brilhante trabalho realizado.




           

DESFILE CÍVICO (COHAB)



          Na manhã de ontem (31/08) realizou-se na bairro COHAB em Santa Cruz do Capibaribe o desfile  cívico em comemoração à independência. 
          A Escola Municipal Professora Donatila da Costa  Lima desfilou com o tema "A Nossa Escola: do Ontem ao Amanhã". Neste foi apresentado um pouco da história de nossa instituição: como ela foi, como é e o que oferece aos alunos (Estrutura, Projetos, Programa Mais Educação), e o que passará a oferecer não só a seus estudantes mas também à comunidade (Projetos, Ampliação do Programa Mais Educação, Programa Escola Aberta).
          Como era de se esperar os alunos do Mais Educação não deixaram de participar. Estes apresentaram as atividades as quais participam no programa, bem como as que estão para iniciar nos próximos dias. Além disso, fizeram excelentes apresentações de Percussão e Banda Fanfarra.